domingo, 11 de setembro de 2011

TV - NEW GIRL (Fox)


A resenha abaixo contém spoilers do episódio piloto. Não que faça muita diferença. A Fox já soltou tudo no trailer.

Zooey Deschanel é famosa por sua fofura imensurável. Essa sua característica não é muito privilegiada em alguns filmes de sua carreira, como "Quase Famosos" ou "Fim dos Tempos", mas bastaram dois para elevá-la a esse status: "Sim Senhor" e "500 Dias com Ela".

Tem como não amar?

Quando a série de TV New Girl foi anunciada, com um trailer que (descobri depois) resumia todo o episódio piloto, fiquei seriamente entusiasmado. A oportunidade de vê-la sendo extremamente fofa toda semana era algo que eu não ia deixar de aproveitar. Tal piloto, que será exibido no dia 20 deste mês pela Fox estadunidense, foi divulgado prematuramente na web pelo próprio canal. Uma estratégia arriscada, considerando que a exibição na TV não contará com o fator "curiosidade" que aumenta os números desse tipo de evento.

E o que eu mais temia aconteceu: o episódio não é bom. Algumas piadas até funcionam, mas não são nem um pouco originais. Micro flashbacks mostrando ou contradizendo algo que acabou de ser falado são um recurso frequente em Family Guy. Piadas com O Senhor dos Anéis já são feitas à exaustão em The Big Bang Theory. O aspirante a galã que tenta cantar a recém-chegada... alguém aqui já assistiu Friends?

Hipster Zooey assistiu antes de você

Falando em clichês, vamos à trama: Jess, garota fofa e engraçada (Zooey Deschanel, como se você não soubesse), mora no apartamento do namorado. Quando pega este com outra, precisa se mudar. É aí que entram os três amigos com quem ela vai dividir o novo lar. São estes: Schmidt (Max Greenfield), o convencido que se acha o tal, constantemente tendo que colocar 1 dólar no "Douchebag Jar"; Coach (Damon Wayans Jr.), o negro que joga basquete - algo revolucionário na história dos seriados; e Nick (Jake M. Johnson), o problemático que não consegue superar o pé na bunda que tomou de sua namorada. Juntos, eles formam uma turminha da pesada que promete aprontar muitas confusões durante toda a série. Toda essa estereotipização misturada com um pouco de vergonha alheia até são compensados por alguns momentos engraçadinhos. Porém, se continuar nesse ritmo, não deve demorar muito até encarar a rejeição do público. 

"Você já deve ter nos visto em inúmeros outros programas"

Antes de dizer qualquer coisa verdadeiramente crítica sobre a série, porém, deve-se considerar o fator "episódio piloto". Muitas vezes os roteiristas ainda não sabem bem o que fazer com a série quando escrevem o primeiro episódio, e até mesmo os atores não dominam bem seus personagens. Alguém apostaria que a série Seinfeld se tornaria uma obra-prima da TV vendo o tímido episódio piloto? Provavelmente não. Por isso, me comprometi a continuar acompanhando a série. Convenhamos que não é um sacrifício ver Zooey Deschanel toda semana, mesmo que acompanhada do filho de Michael Kyle.

Um comentário: