segunda-feira, 12 de setembro de 2011

DIESEL AND DUST (Midnight Oil, 1987)

Diesel and Dust é um álbum da banda australiana Midnight Oil lançado em 1987. na época em que o disco foi gravado, o line-up da banda era Peter Garrett (vocais), Jim Moginie (guitarras e teclados), Martin Rotsey (guitarras), Peter Gifford (baixo e backing vocals) e Rob Hirst (bateria e backing vocals). Basicamente, trata-se de um disco de rock com algumas melodias pop, guitarras muito bem trabalhadas e teclados que conseguem ser característicos à época, mas não soam datados. Essa, inclusive, é uma característica importantíssima de Diesel and Dust: a banda e o produtor Warne Livesey fizeram escolhas coerentíssimas para os timbres e os efeitos utilizados nos instrumentos e vocais, tornando o disco mais agradável  a cada nova audição. Até os instrumentos menos comuns no rock soam perfeitamente encaixados, como os metais em Beds Are Burning e o bullroarer (instrumento dos aborígenes australianos) na introdução da faixa que leva o nome do próprio instrumento.


Capa de Diesel and Dust


Segue o tracklist do disco. A última faixa, Gunbarrel Highway, não foi lançada nos Estados Unidos por ter tido a letra censurada devido a um mísero shit. Perto do que Enimens e afins cantam nos dias de hoje, um shit parece um carinho.



Beds Are Burning (Hirst, Moginie, Garrett)
Put Down That Weapon (Moginie, Hirst, Garrett)
Dreamworld (Moginie, Garrett, Hirst)
Arctic World (Moginie, Garrett)
Warakurna (Moginie)
The Dead Heart (Hirst, Moginie, Garrett)
Whoah (Moginie, Garrett)
Bullroarer (Hirst, Moginie, Garrett)
Sell My Soul (Moginie, Garrett)
Sometimes (Moginie, Garrett, Hirst)
Gunbarrel Highway (Moginie, Garrett, Hirst, Rotsey, Gifford) 

O tema do álbum gira em torno do ativismo ecológico e cultural do vocalista Peter Garrett. Quase todas as letras falam sobre a preservação da herança cultural dos aborígenes e dos crimes cometidos contra eles desde o início da colonização da Austrália. 


Aborígene australiano


Além disso, há a preocupação com a conservação do meio-ambiente e da luta pela paz. Seguem alguns exemplos das letras ativistas do disco:

Put Down That Weapon – “Abaixe essa arma ou todos morreremos / Você deve estar louco se acha que é forte”

The Dead Heart – “Carregamos em nossos corações o verdadeiro país / E isso não pode ser quebrado / Seguimos os passos de nossos ancestrais / E isso não pode ser roubado”

Dreamworld – “Sua terra dos sonhos está a ponto de desmoronar / Leve-me para um lugar onde os sonhos nunca acabam”

Sell My Soul – “Com a mecanização, cidades explodem e agricultores morrem gritando: ‘Venda minha alma para ele’ ”

O ativismo de Garrett não fica apenas nas letras das músicas. Ele já militava desde os anos 80, mas abandonou a banda em 2002 para dedicar-se exclusivamente á política e ao ativismo. Atualmente ele é membro do Partido Trabalhista Australiano e Ministro da Educação, Infância e Juventude. Alguns dos outros cargos que ele já ocupou em organizações ativistas e no governo e parlamento australianos são: membro da cúpula do Greenpeace, membro-fundador da Fundação Surfrider, presidente da Fundação para a Conservação da Austrália, membro do parlamento australiano, Shadow Minister (uma espécie de fiscal da oposição) do Meio-Ambiente, Mudanças Climáticas, Preservação Cultural e Artes, tornando-se, mais tarde, Ministro titular do Meio-Ambiente, Preservação Cultural e Artes.


O ministro Garrett

Durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, o Midnight Oil fez, em nome da população branca, um pedido público de desculpas a todos os nativos australianos e membros das chamadas “gerações perdidas” (coisa que o governo vinha se recusando a fazer), tocando a música Beds Are Burning vestindo roupas pretas com a palavra “sorry” estampada em suas camisas. 


Encerramento da Olimpíada de 2000


Beds Are Burning:




The Dead Heart:




Se quiser ouvir Diesel and Dust hoje, amanhã ou ano que vem, não importa. A música aqui não tem prazo de validade. Mais do que uma recomendação, Diesel é uma ótima audição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário