segunda-feira, 19 de setembro de 2011

DEUS EX: HUMAN REVOLUTION (2011)








Deus Ex: Human Revolution é um prequel do clássico jogo lançado em 2000. Criado pelo lendário desenvolvedor Warren Spector (System Shock, Epic Mickey), Deus Ex foi inovador ao misturar um jogo de ação em 1ª pessoa e RPG, dando uma liberdade de escolha ao jogador nunca vista antes.

Lançado em agosto de 2011 para PC, Xbox 360 e PS3, Deus Ex: Human Revolution, foi produzido pela Eidos Montreal e publicado pela Square Enix.  É o primeiro jogo da série a não ter nenhuma participação de Warren Spector.

A liberdade de escolha do jogo original continua. Existem várias maneiras de cumprir seu objetivo. Desde sair encarando os inimigos de frente, ou adotar uma postura stealth e terminar a missão sem ser visto. Conforme você cumpre suas missões, recebe pontos para melhorar suas habilidades. Quando joguei resolvi gastar todos os pontos nas habilidades stealth e só usei armas não letais. O terminei sem matar nenhum inimigo (exceção aos chefes que você é obrigado a matar).



Tecnicamente o jogo é muito bom. Os gráficos não são os melhores da geração, mas não deixam a desejar. Os personagens principais são muito bem detalhados, mas a maioria dos NPCs parecem genéricos demais, o que tira um pouco da “vida” do jogo. O som do jogo é ótimo, com uma dublagem competentíssima e uma trilha sonora eletrônica, composta por Michael MacCann, que caiu muito bem no clima futurista do jogo.



 A história começa em Detroit, no ano de 2027, 25 anos antes do jogo original. O jogador controla Adam Jensen, chefe da segurança das Indústrias Sarif. Megan, principal cientista da Sarif e namorada de Adam, faz uma descoberta que promete mudar o rumo das pesquisas sobre a “melhoria” do corpo humano de forma não natural. Na época essas “melhorias” eram conseguidas através de implantes mecânicos e chips no cérebro. Mas com a pesquisa de Megan, nano tecnologia começaria ser usada. A sede das Indústrias Sarif é atacada, Megan e sua equipe são mortos e Adam deixado pra morrer. Usando o melhor dos implantes da época, Adam é “reconstruído” e passa a investigar quem está por trás do ataque. No decorrer do jogo, ele descobre ser peça fundamental numa conspiração que levará à distopia do Deus Ex original.


Deus Ex: Human Revolution não é tão bom quanto o primeiro, mas cumpre bem o papel de ser o alicerce pra uma história muito maior. O fator replay do jogo é alto, pois além das diversas formas de cumprir suas missões, ele tem diversos finais diferentes dependendo das escolhas do jogador. Recomendado tanto a quem gosta de jogos de tiro em 1ª pessoa como a quem gosta de RPGs e jogos stealth.

PS: O jogo contém diversas referências a outras obras, como pode ser visto nesse link.






Nenhum comentário:

Postar um comentário