segunda-feira, 12 de setembro de 2011

METROPOLIS (MANGÁ - 1949)


Metropolis é uma graphic novel lançada em 1949, escrita e desenhada por Osamu Tezuka. Para quem não conhece, Osamu Tezuka é um dos maiores nomes do mangá no Japão. Considerados por muito o pai do mangá moderno, foi o criador do Star System. Sua primeira obra de sucesso foi lançada dois anos antes, em 1947. Um mangá chamado Shin Takarajima.

Osamu Tezuka e suas obras.


Basicamente Metropolis é uma ficção científica. Sua história se passa no ano 19XX, quando as Nações Unidas descobrem que uma organização terrorista, The Red Party, infiltrou membros na Conferência Internacional de Cientistas que seria realizada na cidade de Metropolis. A conferência discutiria principalmente o aumento das manchas solares.

Um cientista, Dr. Charles Lawton, trabalhou por 30 anos num projeto de criar um ser humano artificial, um robô com aparência humana. Ao saber disso, Duke Red, o líder da The Red Party, o sequestra e exige que ele faça o robô à semelhança de uma estátua que ele possuía, assim poderá usar os poderes do robô em seus planos. Após quase desistir de sua pesquisa, o robô ganha vida ao entrar em contato com a luz do sol coberto pelas manchas solares.  Para não entrega-lo à The Red Party, Dr. Lawton explode o próprio laboratório, fazendo parecer que tinha morrido na explosão.

A partir daí começa a criar o robô como seu filho, e lhe dá o nome de Michi sem nunca contar quem ele realmente era e nem os poderes que possuía. Um dia Michi salva uma garrota de ser atropelada e conhece um garoto chamado Kenichi. Os 2 ficam amigos. Duke Red descobre a traição do Dr. Lawton, e o assassina. O tio de Kenichi recebe a guarda de Michi até que seus verdadeiros pais apareçam, enquanto Duke Red tenta o encontrar a todo custo. Quando descobre que é um robô e ao ver como os robôs escravos do Duke Red são tratados, Michi decidi unir todos os robôs em uma cruzada para destruir Metropolis e os humanos.

Michi e seu exército de robôs.

O plot básico é esse. Apesar de algumas ressalvas em relação a alguns diálogos, que em certos momentos parecem bobos, a história é ótima, passando por temas simples como amizade e até mais complexos como guerra entre humanos e robôs. Leitura recomendadíssima!

Algumas curiosidades sobre o mangá:

A história tem muitas semelhanças com o filme homônimo de 1927 dirigido por Fritz Lang. Osamu Tezuka uma vez declarou que nunca viu o filme, mas tirou a ideia do mangá de uma foto do mesmo que mostrava o nascimento da robô Maria.

Maria, a robô do filme Metropolis.





 
Michi tem um botão dentro da sua garganta que o permite mudar de sexo. Inclusive sua versão feminina aparece em outra obra de Tezuka, Astro-Boy. Ela é a mãe do menino robô.

Michi, o 1º robô travesti criado.

O mangá tem algumas participações especiais, como Sherlock Holmes e Inspetor Ganimard (das histórias de Arsène Lupin). E há uma raça de ratos mutantes chamada Mikimaus Waltdisneus. Todos os ratos têm a cara do Mickey Mouse.

A Disney se vingou de Tezuka décadas mais tarde, com O Rei Leão. Kimba?

Em 2001 foi lançado um anime baseado no mangá. Em breve meu review sobre ele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário