quinta-feira, 8 de setembro de 2011

MASS EFFECT - 2007 (XBOX 360, PC)


In the year 2148, explorers on Mars discovered the remains of an ancient spacefaring civilization. In the decades that followed, these mysterious artifacts revealed startling new technologies, enabling travel to the furthest stars. The basis for this incredible technology was a force that controlled the very fabric of space and time. They called it the greatest discovery in human history. The civilizations of the galaxy call it... MASS EFFECT.






Desde os anos 90 a Bioware é reconhecida no mundo dos jogos pelos seus RPGs feitos com a marca Dungeons & Dragons. Bladur’s Gate e Neverwinter Nights até hoje são lembrados como alguns dos melhores RPGs já feitos.  Em 2003 ele deu o primeiro passo em uma direção diferente. Ao invés dos tradicionais RPGs de fantasia medieval, lançou Star Wars – Knights Of The Old Republic. O jogo foi sucesso absoluto de vendas e críticas e elevou a Bioware a uma posição de destaque na indústria. Assinou um contrato de exclusividade com a Microsoft Games e começou a trabalhar em franquias próprias, deixando de lada as licenças.



Em 2005 foi lançado para o Xbox e PC Jade Empire, um RPG de artes marciais, passado na China mítica. O sistema de jogo era uma evolução do sistema de KOTOR. Mais uma vez foi um sucesso de críticas, mas suas vendas não foram tão grandes. Nessa época foi anunciado seu próximo projeto. Com o sucesso de KOTOR eles voltariam ao espaço, mas levariam junto todas as influências do assunto que tiveram. Star Wars, Star Trek, Battlestar Galactica, Stargate, etc, todos estariam lá.




 Assim no dia 20 de dezembro de 2007 chegava ao Xbox 360 Mass Effect. Diferente dos outros jogos da Bioware, onde o sistema de combate era quase como de um RPG de mesma, Mass Effect apresentava um sistema de combate igual ao de um third person shooter, muito parecido com Gears Of War. Os elementos de RPG continuavam lá, o transformando num jogo único. Suas decisões durante o jogo se tornam tão importantes, que se você conversar com outa pessoa que tenha terminado o jogo, ela pode ter tido uma experiência completamente diferente da sua. Aproveitando o sistema de Light/Dark side de KOTOR, aqui foi apresentado um sistema chamado Paragon/Renegade, que ao contrário de KOTOR não traz apenas mudanças estéticas no seu personagem, mas também mudanças na história, como personagens que vivem ou morrem, lugares que você só pode visitar se tiver de um lado, e principalmente do diálogo, onde se você for Paragon abre uma opção chamada Charm e se for Renegade abre uma chamada Intimate.






Milhares de raças alienígenas foram criadas para jogo. Todas elas têm um background que te faz ficar cada vez mais imerso nesse universo. Dessas raças se destacam os Turians, que é uma raça militar, as Asari, uma raça só composta de fêmeas, os Salarians, que é a raça mais inteligente do universo e os Quarians, que tem um background muito parecido com os humanos de Battlestar Galactica. Eles criaram uma inteligência artificial que se revoltou com e os expulsou de seu planeta. Agora eles vivem em uma frota de naves vagando pelo universo, tentando achar um jeito de destruir essa inteligência para que possam voltar. Por causa do clima do seu planeta natal, o sistema imunológico dos Quarians fora dele é muito baixo, e isso os obriga a usar uma roupa especial que cobre todo seu corpo.  Existem outras raças importantes como os Krogan e outras menores como os Volus e é claro os famosos Reapers, que pra muitos eram apenas um conto de fadas, mas que ao decorrer do jogo você descobre que são os verdadeiros inimigos.




A história do jogo é o grande ponto forte.  Vou tentar resumir um pouco aqui, sem maiores spoilers: O jogo se passa em 2183, 35 anos depois dos restos da tecnologia uma civilização extinta ter sido encontrado em Marte. Como é a raça mais nova a se unir as outras na Citadel, uma estação espacial que serve como centro de governo da galáxia, os humanos sofrem um grande preconceito, principalmente por parte dos Turian. A Citadel é controlada pelo Conselho Galáctico, formada pelas três raças mais antigas da Citadel, Asari, Salarians e Turians. O seu personagem é o Comandante Shepard, o Comandante Shepard, o primeiro humano a se tornar SPECTRE (Special Tactics and Reconnaissance), que é a mais alta divisão militar do Conselho. Você descobre a traição de Saren, o mais renomado dos SPECTRES e recebe a missão de descobrir os planos dele e elimina-lo. É colocada a sua disposição a melhor nave de frota humana: a Normandy. Junto com a tripulação da Normandy, composta só de humanos, você começa montar uma equipe com aliens de várias raças, o que gera uma tensão entre os humanos e os não humanos. Durante sua missão, você terá que tomar decisões que mudam completamente o rumo da história. Você tem a disposição dezenas de planetas para visitar e além das missões principais, dezenas de secundárias pra se aprofundar no mundo do jogo. Após encontrar Saren algumas vezes, você finalmente descobre seus planos: trazer os Reapers de volta a vida. Agora cabe a você impedir que a raça mais temida do universo, que está extinta a milhares de anos volte.




O jogo foi muito bem recebido, tanto pela critica quanto pelo público e elevou de vez o nome da Bioware entre as melhores produtoras da atualidade. Em resumo Mass Effect é um jogo imperdível, com um dos melhores universos já criados em uma obra de ficção cientifica, uma história sensacional e que agrada tanto a fãs de RPG como fãs de shooters. E era só o começo, o melhor ainda estava por vir...



Nenhum comentário:

Postar um comentário