sábado, 17 de setembro de 2011

PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE STAR WARS EM BLU-RAY

Antes de mais nada, é preciso dizer que este não é mais um post para reclamar das alterações feitas por George Lucas para o lançamento dos seis filmes da saga Star Wars em Blu-ray. A intenção é registrar minhas impressões sobre a qualidade de imagem, som e fazer alguns comentários sobre o lançamento. Sobre George Lucas, as opiniões são divididas. A respeito da obra e de seu legado, qualquer discussão seria redundante. Prefiro ater-me ao Blu-ray.


Durante todo o período de "preparação" antes do lançamento, sempre tive um pensamento fixo para quando finalmente colocasse as mãos no box: "Quero morrer de tanto ver extras". Entretanto, assim que recebi o box ontem (dia do lançamento), em um milagre praticado pela Saraiva, não consegui cumprir o que havia prometido para mim mesmo. Após rodar alguns minutos dos discos de extras, coloquei o disco com o Episódio IV e o saboreei na íntegra. Usei o verbo saborear porque é exatamente esse o verbo que os fãs encontrarão para descrever a experiência com mais exatidão. Após tantos anos de contato com a saga, é impressionante perceber o nível de detalhes aos quais não tínhamos acesso até então: as texturas dos rochedos, as copas das árvores, os uniformes, a fuselagem das naves, tudo perfeito e com um nível de profundidade de cair o queixo. 

Quando se trata de Blu-ray, muita gente torce o nariz porque, em alguns casos, os atores ficam parecendo bonecos de cera devido ao uso excessivo de DNR (digital noise reduction, ou "redução digital de ruído"), um tipo de filtro que, quando aplicado, elimina imperfeições de todo o tipo na imagem. O DNR, porém, quando utilizado em excesso, "alisa" as texturas das superfícies, deixando tudo com aparência extremamente artificial. Felizmente, não é o caso de Star Wars. É possível ver os poros da pele dos atores perfeitamente, pois nada foi "alisado" de modo negativo. A granulação, acentuadamente presente em vários momentos de Uma Nova Esperança, foi respeitada e está bem visível nas nuvens de fumaça, explosões, paredes e onde mais o negativo a registrou. Resumindo, a experiência visual é fantástica!

Com relação às mudanças, o grito de Obi-Wan Kenobi para espantar o Povo da Areia está lá, ridículo que ele só! Os sabres de luz ficaram perfeitos! Qualquer reclamação a respeito dessa verdadeira melhoria seria sem fundamento. Para quem achava que o sabre de Vader ficaria rosa, creio que é apenas questão de ajuste de cor na TV de cada um. Aqui ficou com a cor normal. Nada exagerado, apenas corrigido, deixando a movimentação perfeita.

O som está maravilhoso. Claro, alto, bem equilibrado e muito grave quando necessário. Meu sistema de som é um 5.1 dos mais baratos, então não pude aproveitar a nova mixagem em sua totalidade, já que ela foi feita em 6.1. Mesmo assim, a definição (o que mais me chama a atenção no tocante ao som) é impressionante. Com as caixas bem posicionadas, é possível se sentir bem imerso com os lasers, sabres de luz, R2, X-Wings e a música do mestre John Williams soando melhor do que nunca! 

Todos os comentários estão legendados, assim como os documentários que acessei, sendo 30 opções de legenda entre os textos das falas dos personagens e dos comentários. É possível, ainda, selecionar um tipo de legenda (denominada simplesmente English Text) que exibe apenas as falas em dialetos alienígenas "traduzidas" para o inglês. A opção existe para aqueles que assistem a filmes com som original e sem legendas, para que nenhuma fala seja perdida.

Como meu primeiro contato com Star Wars foi através de um VHS dublado do Episódio IV em meados dos anos 90, tenho um certo carinho por esse aspecto do trabalho. As dublagens de hoje em dia não se comparam às de duas décadas atrás. Creio que esse seja um ponto de concordância entre quase todos os cinéfilos, telespectadores, colecionadores e fãs de obras que foram dubladas até o começo da década de 90 no Brasil. Ao abrir o pacote, reparei que havia um folheto com os nomes dos dubladores brasileiros, o que me fez prestar ainda mais atenção a essa opção. Assisti a um bom pedaço do filme com o som em português e constatei que não se tratava daquela versão que eu possuía em fita, mas provavelmente da redublagem para o lançamento em DVD. O dublador de Obi-Wan é o mesmo - magistral, por sinal - e outros foram trocados. O de C3PO, por exemplo, se saiu melhor do que o da versão antiga, mas isso não vale para todos os substitutos. O importante é que o trabalho dos dubladores brasileiros foi muito bem feito e merece ser parabenizado. Em uma época de críticas intensas à qualidade da dublagem, aspecto importantíssimo de nossa cultura televisiva (principalmente), é necessário reconhecer quando ela é de qualidade. Segue a lista de dubladores do Episódio IV que consta no folheto. Depois da lista, reproduzo a citação da Fox.

Direção: Pádua Moreira

Marcus Jardym - Luke
Guilherme Briggs - Han Solo
Vera Miranda - Leia
Isaac Bardavid - Obi-Wan
Carlos Seidl - C3PO
Pádua Moreira - Darth Vader
Darcy Pedrosa - Moff Tarkin

"A Fox envidou todos os esforços para localizar os dubladores desse filme, publicando em jornais um chamamento e pesquisando na Internet. O sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dubladores informa que os dubladores dos personagens desse filme foram os mencionados aqui mas a Fox, por não ter mais a documentação, não pode afirmar com certeza a informação."

18, 19 e 20/01/2010

Com essa listagem acompanhada da declaração, podemos constatar dois fatos: primeiramente, está se tornando uma tendência esse reconhecimento do trabalho dos dubladores, aspecto importantíssimo da nossa cultura; em segundo lugar, é óbvio o descaso das produtoras e distribuidoras com a documentação de dublagem. Chega a ser ridículo uma distribuidora não saber quem é o profissional que prestou um serviço que ela mesma está vendendo. Espero que isso esteja mudando. Que todos sigam o exemplo da Focus Filmes, que há algum tempo faz questão de divulgar os nomes dos donos das vozes brasileiras nos seriados e desenhos que distribui, e agora da Fox.

Por fim, a opção de bookmarks está disponível. Com ela, durante a exibição do filme, é possível apertar o botão verde do controle remoto para marcar pontos aos quais se deseja ter acesso direto a qualquer momento através do menu. É uma opção importante, principalmente para aqueles que desejarem acessar diariamente e diretamente o novo grito de bicha frenética de Obi-Wan para afugentar o Povo da Areia. Basta criar um bookmark perto dos trinta minutos...

Perto da quantia impressionante de material que o box oferece, posso afirmar que ainda não vi nada. Assisti a apenas um dos filmes, totalizando pouco mais de duas horas. Se são mais de 40 horas de material extra, fora os filmes em si, creio que o aperitivo já foi melhor do que o esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário